sábado, 12 de março de 2011

Um Tsunami de problemas

Muito assombroso o dado a respeito da velocidade das ondas do Tsunami que atingiu o Japão e adjacências neste mês de Março: 700 km por hora. Os jatos comerciais Airbus A-320, A-330 e Boeing 707 atingem a velocidade de cruzeiro de 850 km por hora. Ou seja, estas ondas sincronizadas (no caso das ondas praianas elas não vem desta forma) viajaram à velocidade de um jato. É realmente impressionante, pois é difícil que a nossa mente aceite esta condição extrema.

O Tsunami em questão foi originado realmente de um maremoto (fenômeno sísmico sob as águas), e o em sua origem zero foi o deslocamento das placas tectônicas sob as águas. À medida em que esta foi arrastando os sedimentos a beira-mar, ganhou a força de um aríete, de uma luva de boxe gigante e fez o que fez.

Realmente é um aspecto da ignorância que se revela em nosso povo. Comente este dado dos 700 km por hora com pessoas comuns, e elas vão falar que foi um erro e que só pode ser 70 km por hora. As pessoas comuns não tem parâmetros básicos de aprendizado e mente aberta para coisas extremas. E a natureza exibe forças extremas aprisionadas em vulcões, nuvens, ventos e até no sol.

Este post foi mais dedicado à força que a água pode ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário