quinta-feira, 24 de março de 2011

Água potável no Japão está contaminada

Deu no rádio:

A água que seria potável no norte do Japão está contaminada devido ao acidente na usinas nucleares oriundo dos efeitos do Tsunami que assolou o país.

Industrialmente falando, os lençois de água passaram a fazer parte de uma grande máquina reatora. Uma vez que o isolamento foi rompido, a radiação procura alguma contenção, e as rochas do solo se transformaram nestas paredes. É mais um reforço para as nossas colocações sobre a necessidade de se conhecer o tipo de água disponível e tratá-la de acordo com este tipo identificado.

Existem águas calcárias, águas ferruginosas, águas com exposição a terrenos com microorganismos, águas oriundas de terrenos cultivados (exposição aos agrotóxicos) e agora as águas expostas à radiação. A molécula de água é uma das mais elegíveis para moderação da velocidade dos neutrons em uma reação nuclear, pois age como uma parede tornando estes neutrons lentos. Mas para fazer isto, ela acaba sofrendo uma transformação, se tornando, como diz o leigo, radioativa. Não fosse só a água, por ter sais dissolvidos, estes também sofrem a influência da radiação. O perigo é maior para aquelas pessoas que já passaram por tratamento com radiação, como por exemplo no câncer de tireóide, em que já receberam doses de iodo radioativo.

Defendemos o tratamento especializado da água e a monitoração constante de adições que possam advir do ambiente, por firmas idôneas. Com água não se brinca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário