terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Filtros e membranas para Osmose Reversa - Dessalinização

Já falamos sobre Osmose Reversa no post sobre Melbourne.

Vamos falar agora sobre os filtros de osmose reversa e sobre sua constituição.

O filtro

De uma forma simples, este filtro é como qualquer outro:

Adaptação e tradução de imagem em www.perfectlife.com.hk

Este tipo de lógica filtrante é bem comum, presente até nas velas de filtros das residências. Devemos nos ater à tecnologia do meio filtrante, ou seja, das membranas de que se compõem o filtro.

Membranas de filtragem

O segredo da osmose reversa está no tipo de membrana utilizada. Esta membrana não pode ser encarada como um meio de separação somente. Ela possui propriedades físico-químicas de acordo com a sua constituição.

As membranas são sintetizadas a partir de polímeros. Polímeros são compostos de cadeias longas de uma unidade chamada monômero. Os plásticos são polímeros. Mas os polímeros utilizados para as membranas de osmose reversa não são impermeáveis (é claro). Suas cadeias são construídas de tal forma que é possível fazer uma seleção molecular daquilo que deve passar e do que vai ser retido e descartado.

Existem membranas à base de cadeias de celulose, que rejeitam até 99,5 % de sal. A água obtida por esta filtragem pode ser bebida. As obtidas a partir de poliamidas de cadeias aromáticas tem rendimento de 97,5 %, portanto inferior às de celulose.

No entanto, não devemos nos ater somente ao rendimento, mas também ao fenômeno de oclusão das membranas, que diminui o fluxo de entrada, prejudicando a produção.

Mercado em ascensão

O mercado da Osmose Reversa é dominado por umas poucas companhias. Em 1998 ele equivalia a 4 bilhões de dólares. A projeção de crescimento deste mercado era de 8-10 % ao ano. No ano 2000 a venda foi de 750 milhões de dólares, pois o número de companhias no mercado era maior, e a concorrência provocou a queda dos preços. Em outras palavras, mais gente no mercado e os preços caem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário