quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Melbourne está utilizando a dessalinização

Deve ter uns 30 anos que, a cada vez que ouço falar de dessalinização, ouço também que é algo inviável economicamente.

Mas por que? 

Para se tirar o sal da água do mar, basta evaporar a água em tanques com uma coberta de vidro ou metal. O vapor é recolhido condensado na coberta. Qual a dificuldade ? A água assim obtida é chamada destilada.

O que é água destilada ?

A água destilada, obtida por condensação após vaporização, contém praticamente só água, sem sais dissolvidos. Pelo princípio de gradiente de concentração, se você beber esta água, todos os sais de seu sistema digestivo vão ser atraídos por esta água, ou seja, os sais serão "arrancados" de nosso corpo. Mas o processo que está sendo utilizado na maior parte das usinas é o de osmose reversa.

Osmose Reversa


Neste sistema de vasos separados por uma membrana (linhas tracejadas em verde) aplicando-se uma pressão à solução concentrada (direita), a água tende a migrar para a solução siluída (esquerda), enquanto a membrana retém o sal. O volume do lado esquerdo vai aumentando.

Na osmose natural, sem a pressão, a tendência seria o líquido da solução diluída migrar para o lado mais concentrado.


Os líquidos que ingerimos ao longo do dia devem ter algo neles dissolvido, em concentrações suaves. Desta forma, ao entrar no corpo, o líquido cede sais ao nosso corpo, ao invés de extraí-los do corpo. Um suco contém várias substâncias úteis da fruta de que foi extraído, por isto ele é nutritivo e benéfico.

Mas voltemos a Melbourne.

Sendo o país mais seco do mundo, a Austrália precisa achar uma fonte de água de proporções razoáveis. O mar é a única alternativa. O que ele fornece é água salgada. Então, é necessário extrair este sal e acrescentar os sais esperados em uma fonte de água doce.

O custo de tal empreitada está orçado em R$ 23 bilhões. Com pesquisas e emprego da prodigiosa mente humana, este custo será reduzido ao longo do tempo.

Onde já se faz ?

Arábia e China já partiram para a solução de dessalinização. A Arábia por motivos óbvios a um custo pago pela sua produção petrolífera, e em Pequim pela demanda, podemos dizer, exagerada, face à sua absurda população.


Israel inaugurou, em julho de 2010 a maior usina de dessalinização por osmose reversa (RO) de água salgada do mundo, na cidade de Hadera - norte de Israel. Sua capacidade é de 127 milhões de litros de água potável por ano.

O investimento requerido foi de cerca de meio bilhão de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário