quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Cloro utilizado no tratamento da água faz mal ?

Devido à exposição natural da água ao meio ambiente, pelos variados cursos de água a céu aberto, a água tem grande probabilidade de ser contaminada, mesmo emergindo das salutares nascentes. Em seu caminho, ela fica disponível para os animais, personagens óbvios desta história natural, que a bebem. A primeira contaminação ocorre pelo contato com o focinho dos mesmos, que já hospedam vírus e bactérias. A segunda contaminação ocorre pelas fezes destes animais. Até aqui citamos apenas causas naturais.

O homem do meio rural construiu fossas para seus sítios, chácaras e propriedades em geral. Nem sempre estas fossas estão dentro de uma especificação para minimizar a contaminação do solo, e consequentemente dos cursos de água próximos. Do ponto de vista mais extremo, temos as redes de esgoto, que se não estiverem em bom estado provocam a contaminação dos lençóis de água.

Portanto, temos razões e mais razões para perceber que a água está extremamente vulnerável à contaminação.

Então entra o cloro para fazer a desinfecção, matando as bactérias presentes nesta água. Vamos considerar, a princípio, este cloro como um novo elemento de contaminação. Existem concentrações já exaustivamente estudadas e padronizadas como sendo não prejudiciais: de 0,2 a 2,0 mg/l. A portaria 518/2004 do Ministério da Saúde estabeleceu este intervalo saudável COM BASE EM ESTUDOS DE LABORATÓRIO.

Então, caro consumidor, cidadão, se o seu município é abastecido por concessionária responsável de água, você não terá prejuízo nenhum à sua saúde ao consumir água clorada dentro dos limites da legislação. Se, no entanto, sua edificação não está conectada à rede de distribuição desta espécie, ou o síndico de seu prédio diz que faz um tratamento, sim, não posso garantir que você terá saúde suficiente daqui a alguns anos. Existem "receitas" para cloração, mas NINGUÉM é mais capacitado para o trabalho do que um técnico de uma empresa confiável.

Para fazer um trabalho deste, o síndico deve ter uma destas qualificações:


  • Engenheiro Químico
  • Técnico Químico


Se ele delega tal tarefa a uma outra pessoa, que não tenha estas qualificações e apenas diz que "a pessoa entende", coitado de você. Este síndico é um "temerário guardião de ministração de veneno".

Nosso corpo precisa de cloro

Sem preocupações com tratamento, ou sem preocupações com o fazer mal ou não, para a digestão, nosso corpo precisa de cloro, tirado dos sais minerais (os cloretos são muito abundantes) dos alimentos, e agora a partir da água. Ou seja, além de vir em concentrações não maléficas, o cloro ajuda na digestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário