Os japoneses estão tentando sanar a situação das usinas atômicas danificadas pelo tsunami recente. E uma das medidas é a eliminação da água contaminada por radiação que ficava nos poços dos reatores. Segundo as fontes disponíveis, são cerca de 11 milhões de toneladas de água. Levando em conta a densidade da água como tendo valor 1 (1kg po litro; talvez a radioativa tenha uma densidade maior), são mais ou menos 11 bilhões de litros (1 tonelada equivale a 1000 kg).
O volume despejado, então, é significativo. Esta água está contaminada com os produtos da reação de fissão dos isótopos de Urânio (235,236): Kriptônio, Bário, Iodo e raios gama.
Os japoneses dizem que não tem problema nenhum. Se houver, os peixes que eles mesmos pescam serão contaminados, e eles mesmos vão ingerir tal coisa. Se tentarem exportar, os produtos pesqueiros não vão passar pelo controle sanitário internacional.. E se recorrerem ao contrabando, poderão sofrer sanções semelhantes às feitas contra países que exportam terrorismo.
Esta água deveria ser armazenada e tratada, para só depois ser devolvida ao meio ambiente. Espanta os japoneses fazerem algo deste tipo.
Enquanto os técnicos não encontram uma forma de conter o vazamento de água radioativa, ela vai adentrando o mar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário