quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Cloro utilizado no tratamento da água faz mal ?

Devido à exposição natural da água ao meio ambiente, pelos variados cursos de água a céu aberto, a água tem grande probabilidade de ser contaminada, mesmo emergindo das salutares nascentes. Em seu caminho, ela fica disponível para os animais, personagens óbvios desta história natural, que a bebem. A primeira contaminação ocorre pelo contato com o focinho dos mesmos, que já hospedam vírus e bactérias. A segunda contaminação ocorre pelas fezes destes animais. Até aqui citamos apenas causas naturais.

O homem do meio rural construiu fossas para seus sítios, chácaras e propriedades em geral. Nem sempre estas fossas estão dentro de uma especificação para minimizar a contaminação do solo, e consequentemente dos cursos de água próximos. Do ponto de vista mais extremo, temos as redes de esgoto, que se não estiverem em bom estado provocam a contaminação dos lençóis de água.

Portanto, temos razões e mais razões para perceber que a água está extremamente vulnerável à contaminação.

Então entra o cloro para fazer a desinfecção, matando as bactérias presentes nesta água. Vamos considerar, a princípio, este cloro como um novo elemento de contaminação. Existem concentrações já exaustivamente estudadas e padronizadas como sendo não prejudiciais: de 0,2 a 2,0 mg/l. A portaria 518/2004 do Ministério da Saúde estabeleceu este intervalo saudável COM BASE EM ESTUDOS DE LABORATÓRIO.

Então, caro consumidor, cidadão, se o seu município é abastecido por concessionária responsável de água, você não terá prejuízo nenhum à sua saúde ao consumir água clorada dentro dos limites da legislação. Se, no entanto, sua edificação não está conectada à rede de distribuição desta espécie, ou o síndico de seu prédio diz que faz um tratamento, sim, não posso garantir que você terá saúde suficiente daqui a alguns anos. Existem "receitas" para cloração, mas NINGUÉM é mais capacitado para o trabalho do que um técnico de uma empresa confiável.

Para fazer um trabalho deste, o síndico deve ter uma destas qualificações:


  • Engenheiro Químico
  • Técnico Químico


Se ele delega tal tarefa a uma outra pessoa, que não tenha estas qualificações e apenas diz que "a pessoa entende", coitado de você. Este síndico é um "temerário guardião de ministração de veneno".

Nosso corpo precisa de cloro

Sem preocupações com tratamento, ou sem preocupações com o fazer mal ou não, para a digestão, nosso corpo precisa de cloro, tirado dos sais minerais (os cloretos são muito abundantes) dos alimentos, e agora a partir da água. Ou seja, além de vir em concentrações não maléficas, o cloro ajuda na digestão.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Que cloro é este que se coloca na água

O cloro é um elemento químico que, à temperatura ambiente (20 a 28 graus centígrados), se apresenta na forma de gás. São necessárias transformações químicas para que ele se combine com outros átomos da natureza para formar compostos estáveis e não tão voláteis como é de sua característica. A chave de nosso raciocínio é composto estável. Desta forma ele pode ser aplicado à água durante um processo conhecido como desinfecção.

Portanto, a função do cloro no tratamento de água é a desinfecção, ou seja, eliminação de microorganismos que podem ser letais ao ser humano, como:


  • Escherichia coli
  • Entamoeba coli (Ameba)
  • Giardia lamblia (Giardíase)
  • Salmonella enterica (Enteríase)
  • Salmonella typhi (Tifo)
  • Vibrio cholerae (Cólera)


Estes são só exemplos. Alguns vírus são também eliminados pelas soluções clóricas.

Forma de aplicação do cloro

A forma mais conhecida de composto clórico é a popular água sanitária, com teor de 2,5 % de cloro. Sua denominação química oficial é hipoclorito de sódio. Frisamos que o gás cloro não pode ser diretamente aplicado à água. Para as Estações de Tratamento de Água (ETAs), utiliza-se tanques de hipoclorito de sódio, e é feita uma cuidadosa dosagem na água. As grandes companhias de saneamento fazem a dosagem e a conferência desta dosagem em diversos pontos da rede de distribuição.

Aplicações caseiras

Apesar das instruções para colocar 10 litros de hipoclorito a 10 % para cada 100 litros, não recomendamos ao leigo fazê-lo. Uma pessoa qualquer terá que fazer os cálculos para a mistura. Já dissemos que a água sanitária vem a 2,5 %. A proporção pedida é de 10 %. Como fazer ?

Recomendamos não fazer. É muito mais fácil, pelo menos nas cidades de Minas Gerais, propor a ligação de água da residência à rede de uma grande distribuidora.

Poços artesianos

Apesar da pregação de que a água de poço artesiano é pura, não podemos afirmar que está isenta de bactérias. Não é absolutamente seguro. A edificação terá que ter uma pequena dosadora, e estamos falando apenas do cloro, para desinfectar a água. Água de poço não é absolutamente isenta de microorganismos.

Água segura e tratada, só de companhias municipais e estaduais.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Japão está jogando água radioativa no mar

Os japoneses estão tentando sanar a situação das usinas atômicas danificadas pelo tsunami recente. E uma das medidas é a eliminação da água contaminada por radiação que ficava nos poços dos reatores. Segundo as fontes disponíveis, são cerca de 11 milhões de toneladas de água. Levando em conta a densidade da água como tendo valor 1 (1kg po litro; talvez a radioativa tenha uma densidade maior), são mais ou menos 11 bilhões de litros (1 tonelada equivale a 1000 kg).

O volume despejado, então, é significativo. Esta água está contaminada com os produtos da reação de fissão dos isótopos de Urânio (235,236): Kriptônio, Bário, Iodo e raios gama.

Os japoneses dizem que não tem problema nenhum. Se houver, os peixes que eles mesmos pescam serão contaminados, e eles mesmos vão ingerir tal coisa. Se tentarem exportar, os produtos pesqueiros não vão passar pelo controle sanitário internacional.. E se recorrerem ao contrabando, poderão sofrer sanções semelhantes às feitas contra países que exportam terrorismo.

Esta água deveria ser armazenada e tratada, para só depois ser devolvida ao meio ambiente. Espanta os japoneses fazerem algo deste tipo.

Enquanto os técnicos não encontram uma forma de conter o vazamento de água radioativa, ela vai adentrando o mar.