domingo, 18 de janeiro de 2015

Seca em Minas Gerais e São Paulo

Como tudo começou, ninguém sabe. Como poderíamos dominar os múltiplos fatores que influenciam o clima e dizer: "a seca foi causada por ...".

Concreto e asfalto como causa da seca que assola São Paulo e Minas Gerais é um Mito. O fator mais determinante do clima é um dos maiores agentes capazes de acumular e carregar calor: a água. O Oceano Atlântico, capaz de fornecer massa úmida ao nosso continente, está acimade sua temperatura normal na altura dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Mas não é só a temperatura da água do ocano que está maior próximo do Brasil. A pressão barométrica também está muito maior do que o observado para o mês.

A combinação da alta da temperatura da água do oceano com o aumento da pressão atmosférica está impedindo a formação de nebulosidade, e consequentemente de chuva para o Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas. Um oceano com alta pressão provoca correntes de ar que empurram a umidade que possa existir no ar sobre o continente mais para o interior, ao mesmo tempo em que dispersam as nuvens.

Portanto, o oceano está provocando um bloqueio contra a umidade na região citada. Tal fenômeno pode ser comprovado pelas baixas taxas de umidade do ar.

__________________________________________________
Fontes:
1 - Climatempo
2 - Oceanografia, correntes oceânicas - Univ.Santa Cecília - Santos SP





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário