Até a algum tempo atrás, não entendíamos a razão de uma falta de energia elétrica, durante uma chuva forte em nossa cidade, causar a falta de água.
A água corre (o melhor seria dizer flui) no interior de canos, e debaixo da terra. Já os cabos de energia elétrica da CEMIG (estado de Minas Gerais) estão no alto dos postes. Qual é a relação entre um e outro?
Os municípios da região mais central do nosso país (Brasil) estão em regiões montanhosas, e as fontes de água nem sempre estão bem próximas destes municípios. O meio de transporte da água são os canos. O que acontece quando os canos que vem das fontes encontra, no meio do caminho, uma serra, uma cadeia montanhosa, um morro ? Como é que é feito ?
Por vezes, contornar um morro dá um custo muito grande. Será preciso utilizar alguns quilômetros de canos. Além disto, a água, na última etapa para chegar às nossas caixas de água, precisa vir de uma altura superior a esta caixa de água. E a altura que os canos devem estar nesta etapa deve ser superior à altura da maior edificação do munícipio atendido. Em resumo, a água tem que vir do alto.
Mas se a fonte de água está abaixo da altura que é necessária, o que fazer ? É preciso fazer com que a água suba pelos canos. E isto é feito com poderosas Bombas Hidráulicas, em uma estação denominada ESTAÇÃO ELEVATÓRIA.
Conclusão
Se a água precisa subir pelos canos, e precisamos utilizar bombas para isto, a bomba precisará de algum tipo de energia para funcionar. No caso das bombas hidráulicas, a energia utilizada é a elétrica. Portanto, se esta energia faltar na ESTAÇÃO ELEVATÓRIA, vai faltar água nas residências dos municípios servidos pela rede de água em questão.
Consumidor e cidadão, jornalista e comunicador, administrador e gerente, quando faltar água durante uma chuva forte, procure saber se é devida à falta de energia elétrica, antes de ligar para a sua Companhia de Águas para reclamar.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Por que quando falta energia elétrica falta água também ?
Marcadores:
bombas,
CEMIG,
chuva,
COPASA,
eletricidade,
energia elétrica,
falta de água,
tratamento de água
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário