sábado, 9 de janeiro de 2010

Água de poço - Pedras nos rins

Fui visitar um conhecido que tem um sítio em Lagoa Santa. A água deles era de poço, mas em breve será da Copasa, a Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais. Ele só toma água mineral, e fui saber depois que ele teve pedras nos rins, apesar de alimentação ultra saudável que pratica. A culpa é de quem ? Da água calcárea dos poços profundos da região.

Fico pensando nas placas de oferta de apartamentos em prédios do Belvedere onde se jactam os construtores de a água fornecida ser de poços. Pobres coitados dos moradores. Em alguns anos terão que ir ao nefrologista para tratamento. A economia feita na conta de água será toda gasta com juros nos médicos, aliás coisa que se repete sempre que se pratica a economia porca.

Um comentário:

  1. Também chamadas de cálculos renais, elas são formadas pelo acúmulo de certas substâncias - cálcio, ácido úrico, oxalato (um sal) ou cistina (um aminoácido) - dentro dos rins ou nos canais urinários. "É importante ressaltar que esse problema ocorre principalmente em quem tem um defeito no metabolismo, provocado por hereditariedade. A pessoa precisa já ter a predisposição para desenvolver as pedras, porque seu organismo excreta em excesso essas substâncias, que ali se acumulam", diz a nefrologista (especialista em rins) Fernanda Carvalho, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Além dessa tendência natural ao problema, existem outros fatores que podem provocar o surgimento das pedras: pouca ingestão de água (principalmente no verão) ou dieta muito rica em sal e carne vermelha.

    Dentro dos rins, existem cerca de 1 milhão de estruturas chamadas néfrons, que funcionam como filtros, descartando o que não serve para o organismo e reabsorvendo o que lhe é benéfico, principalmente água. "Quando há pouca ingestão de líquido, ocorre uma concentração maior das substâncias que podem formar o cálculo. Quando ingerimos sal, os rins trocam o sódio presente nele pelo cálcio, liberando uma quantidade maior dessa substância, que é a causadora de cerca de 50% dessas pedras. Já no caso da carne vermelha, suas proteínas diminuem a capacidade que o rim tem de dissolver as substâncias em seu interior", diz Luis Cuadrado Martin, também nefrologista da Unesp.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário